Draisi

Este projeto foi desenvolvido para a disciplina AUP 2410 Projeto de Produto V, de tema Transporte, sob orientação da Profa. Dra. Cristiane Aun Bertoldi e do Prof. Dr. Marcelo Silva Oliveira. A proposta foi projetar um veículo movido à propulsão humana, podendo este ter funcionalidades diversas (diversão, locomoção, transporte de carga, entre outros).

Neste projeto, focou-se em unir a draisiana —veículo de duas rodas sem pedal— à bicicleta tradicional, de modo a criar um produto que acompanhe a criança no processo de aprendizado para se equilibrar sobre duas rodas.

A ideia surgiu frente ao crescente reconhecimento da importância da bicicleta como meio de transporte e ao processo de aprender a andar

de bicicleta, que, para muitas pessoas, é uma situação difícil e traumatizante. Dessa forma, a draisiana consistiria em uma forma alternativa de realizar esse aprendizado e habilitar o usuário para o uso da bicicleta.

A forma final da Draisi foi elaborada de modo a dialogar com o imaginário  infantil. Para isso, foram utilizadas cores primárias, além da madeira natural, 

Remetendo às draisianas tradicionais sem perder a diversão e flexibilidade adequados ao público infantil. As formas arredondadas contibuem para evitar que a criança se machuque ao utilizar o produto.

 

O mecanismo de biela-manivela, ao qual são associados os pedais, é removível, permitindo que o usuário possa adaptar o produto conforme vai aprendendo a se equilibrar.

 Tudo isso contibui para que a Draisi seja um produto que aproxima a criança à bicicleta, simplificando o seu aprendizado ao manusear o veículo e permitindo a interação e participação do usuário em sua montagem e manutenção. Dessa forma, a Draisi passa a fazer parte do dia a dia e do imaginário de seus usuários. ​
 

38537726_2141591956123695_80820461279033

Detalhes do modelo de aparência desenvolvido

Logo da bicicleta Draisi, também criado para o projeto

Grupo: Clara Gastelois, Mayara Menezes, Olivia Kari, Pedro Campos 

Renderização digital do produto