FLIP 2021 ( Projeto Acadêmico)

Grupo: Clara Gastelois e Mariana Firigato

Este projeto é resultante da disciplina "Design, História e Memória", orientada pelos discentes Priscila Farias, Marcos Braga e Eduardo Costa, da FAUUSP. Para o projeto, a turma foi solicitada a criar uma identidade visual dedicada e um evento da atualidade, utilizando como referência a linguagem visual de um designer ou artista brasileiro ao longo da história. Este projeto foi desenvolvido em dupla, mas todas as imagens aqui anexadas são de minha produção. 

Juntamente com minha colega, Mariana Firigato, escolhemos trabalhar com o evento FLIP (Festa de Literatura Internacional de Paraty) e, como referência, analisamos a obra do artista Glauco Rodrigues para a Revista Senhor, publicada entre os anos de 1959 e 1964. 

A FLIP é organizada anualmente e, a cada edição, um autor brasileiro é homenageado. Para o projeto, que se tratou de uma edição imaginária do evento, decidimos trabalhar com as obras de Ariano Suassuna em mente.

 

Nossa produção foi baseada na leitura de dois contos do autor, O Homem de Barro e Farsa da Boa Preguiça.

 

Visando manter a linguagem visual da Revista Senhor, estudamos as paletas cromáticas e o estilo de ilustração de Glauco, que foram mantidos nos ícones desenhados para o projeto, elaborados em guache. Também utilizamos a mesma fonte tipográfica da revista para reelaborar o logo da nova edição da Flip, baseado no logo da Senhor.